Sunday, November 9, 2008

Presente da minha Mãe!



Hoje acordei e tinha um comentário da minha Mãe no meu outro Blog a dizer que tinha descoberto uns documentos engraçados para eu ler. E decidi pô-los aqui no meu Blog de Paleografia porque são apenas fragmentos e estão em Latim, língua que não domino sem dicionário ao pé (e mesmo assim!) e, além disso, achei engraçado mostrar o que é a letra solene.
Em Paleografia não lidamos sempre com o mesmo tipo de letra. Se fosse toda solene, o Paleografo tinha bastante sorte por duas razões: primeiro, porque é muito mais fácil de ler, segunda porque os Códices estão muito mais bem conservados...

Este é o tipo de letra mais utilizado nos Códices escritos nos Mosteiros. Os Monges Copistas tinham tempo para copiar (não esquecer que não havia a Imprensa) e copiavam com rigor os livros que lhes passavam pelas mãos, a maioria deles, é claro, religiosos, embelezando-os também com cores, como se pode também ver.
Também era comum algumas letras serem de cores diferentes quando começava um parágrafo e geralmente a primeira letra do texto era bastante embelezada e enorme (aqui não tenho nenhum exemplo mas quando arranjar mostro).
Obrigada Mãe!

No comments: