Wednesday, December 17, 2008

Morreu o Prof. Doutor Eduardo Borges Nunes

Não consegui apurar a data, mas sei que não faz muito tempo. Pelo que parece, há menos de um mês.
A notícia foi-me dada por uma professora do Mestrado, com ar de como se fosse uma coisa banal e de todos os dias e, para mim, que infelizmente nunca conheci e muito menos tive aulas com o Prof. Borges Nunes, a sensação foi bem diferente.
Digo isto porque toda a Paleografia que sei (não esquecendo a Prof. Filipa Gomes do Avellar, ela sim aluna deste professor e portanto seguidora do seu método), sei-a através do seu Álbum e Dicionário, que tantas vezes li, olhei, e admirei.
Tenho pena de nunca ter conhecido o Prof. Borges Nunes, tenho muita pena de nunca o ter tido como meu Professor, e parece-me muito triste que não houvesse uma homenagem ou qualquer tipo de notícia formal na Faculdade de Letras da UL, onde ele ensinou tantos anos e tantos alunos.

Aqui fica um exemplo de uma página do Dicionário, tirada de um outro blog.
(Algumas abreviaturas do nome Cristo usadas do século XIII ao século XVIII in Eduardo Borges Nunes, Abreviaturas Paleográficas Portuguesas, Lisboa, Faculdade de Letras, 1981)

4 comments:

J. C. S. J. said...

É com pesar que tomo conhecimento da morte do professor Borges Nunes - já antes falecera o seu discípulo e meu mestre: o professor Ribeiro Guerra.
Lamento também que a Faculdade de Letras nunca lhes tenha dado o devido reconhecimento.

Votos de continuação de bom trabalho.

João de Sampaio said...

A Cultura Portuguesa ficou mais rica com o trabalho do Prof. Doutor Eduardo Borges Nunes. A sua morte teve, em mim, uma reverberação de vazio e perda de um amigo. Tudo o que sei de Paleografia a ele o devo. Honrou-me com uma apostila a uma publicação, onde resumiu as regras paleográficas que recomendava (ver http://home.dhis.uevora.pt/~jls/. Morreu um Homem de valor e um Professor que não se limitava a "dar aulas"; sabia construí-las, apesar do seu forte ter sido a investigação. Espero que o seu estudo (onde se contam milhares e milhares de abreviaturas paleográficas) não se perca e que os testemunhos do seu valor possam emergir ao nível que merece.
João de Sampaio

simon said...

Saí há pouco de almoço onde estivemos a recordar os nossos professores e lembrei-me do Prof. Borges Nunes. Decidi vir à net procurar notícias sobre ele e deparo-me com esta triste notícia. O prof. Ribeiro Guerra deixara um vazio difícil de preencher mas com a morte do Prof. Borges Nunes é toda uma geração acdémica que fica mais pobres. Honremos a sua memória continuando a trabalhar conforme ele nos ensinou

chris said...

The failure to honor him after his death might be related to "problems" he had while doing research in Italy.