Não consegui apurar a data, mas sei que não faz muito tempo. Pelo que parece, há menos de um mês.
A notícia foi-me dada por uma professora do Mestrado, com ar de como se fosse uma coisa banal e de todos os dias e, para mim, que infelizmente nunca conheci e muito menos tive aulas com o Prof. Borges Nunes, a sensação foi bem diferente.
Digo isto porque toda a Paleografia que sei (não esquecendo a Prof. Filipa Gomes do Avellar, ela sim aluna deste professor e portanto seguidora do seu método), sei-a através do seu Álbum e Dicionário, que tantas vezes li, olhei, e admirei.
Tenho pena de nunca ter conhecido o Prof. Borges Nunes, tenho muita pena de nunca o ter tido como meu Professor, e parece-me muito triste que não houvesse uma homenagem ou qualquer tipo de notícia formal na Faculdade de Letras da UL, onde ele ensinou tantos anos e tantos alunos.
(Algumas abreviaturas do nome Cristo usadas do século XIII ao século XVIII in Eduardo Borges Nunes, Abreviaturas Paleográficas Portuguesas, Lisboa, Faculdade de Letras, 1981)
4 comments:
É com pesar que tomo conhecimento da morte do professor Borges Nunes - já antes falecera o seu discípulo e meu mestre: o professor Ribeiro Guerra.
Lamento também que a Faculdade de Letras nunca lhes tenha dado o devido reconhecimento.
Votos de continuação de bom trabalho.
A Cultura Portuguesa ficou mais rica com o trabalho do Prof. Doutor Eduardo Borges Nunes. A sua morte teve, em mim, uma reverberação de vazio e perda de um amigo. Tudo o que sei de Paleografia a ele o devo. Honrou-me com uma apostila a uma publicação, onde resumiu as regras paleográficas que recomendava (ver http://home.dhis.uevora.pt/~jls/. Morreu um Homem de valor e um Professor que não se limitava a "dar aulas"; sabia construí-las, apesar do seu forte ter sido a investigação. Espero que o seu estudo (onde se contam milhares e milhares de abreviaturas paleográficas) não se perca e que os testemunhos do seu valor possam emergir ao nível que merece.
João de Sampaio
Saí há pouco de almoço onde estivemos a recordar os nossos professores e lembrei-me do Prof. Borges Nunes. Decidi vir à net procurar notícias sobre ele e deparo-me com esta triste notícia. O prof. Ribeiro Guerra deixara um vazio difícil de preencher mas com a morte do Prof. Borges Nunes é toda uma geração acdémica que fica mais pobres. Honremos a sua memória continuando a trabalhar conforme ele nos ensinou
The failure to honor him after his death might be related to "problems" he had while doing research in Italy.
Post a Comment